terça-feira, 17 de abril de 2012

Diocese de Balsas (MA) acolheu os símbolos da JMJ

A diocese de Balsas-MA acolheu no dia 11 de abril com um sentimento de muita alegria, os símbolos da Jornada Mundial da Juventude: a Cruz Peregrina e o Ícone de Nossa Senhora. 

A chegada triunfal dos símbolos aconteceu na cidade de Fortaleza dos Nogueiras, e foram acolhidos pelos jovens, com muita alegria, entusiasmo, fogos de artifícios bandeiras e muita emoção.

Em Fortaleza dos Nogueiras deu-se início a peregrinação dos símbolos da JMJ no chão da diocese, partiu-se então para a cidade de Nova Colinas, onde os símbolos estavam sendo esperados com uma bonita festa organizada pela comunidade. Os moradores reafirmaram sua fé com as portas de suas casas enfeitadas com velas acesas, flores, bandeiras do divino, e símbolos religiosos. A emoção era grande e estava estampada no rosto confiante de um povo humilde que crê na cruz, sinal de doação, consolo e esperança.

De lá os símbolos seguiram em carreata para o entroncamento, onde jovens dos pólos de Balsas e Pastos Bons aguardavam com muita alegria e ansiedade o encontro com os símbolos da JMJ. A festa continua e escoltados pela Polícia Rodoviária Federal, seguiu-se acompanhados por uma multidão, e uma bonita carreata com destino a Balsas onde, por volta das 19h, houve uma concentração na entrada da cidade onde deu-se início a marcha da luz que seguiu para o ginásio de esporte do município, fazendo reflexões sobre os símbolos da JMJ e entoando cantos de animação. Lá aconteceu, show cultural com Padre Ribinha, da diocese de Pinheiro, vigília e depoimentos de alguns jovens. Por volta das 02h30 já do dia 12, seguiu-se em caminhada para Catedral do Sagrado Coração de Jesus e pelas três horas Dom Enemésio, celebrou a missa de envio das caravanas de jovens enviando-os para suas Paróquias.

A Cruz peregrina da Jornada mundial e o Ícone de Nossa Senhora visitaram a delegacia de polícia do município, onde se encontram vários jovens presos de justiça e detidos. Lá houve uma bonita e emocionante celebração. A peregrinação continuou rumo a comunidade do Angelim que fica na zona rural, a Cruz peregrina e o Ícone de nossa senhora, desbravando as estradas de chão e pouca acessível, para ir ao encontro daquelas pessoas que não puderam ir até ela, por falta de transporte. Foi emocionante o encontro e os depoimentos daquela gente humilde que deixaram seus trabalhos na roça e foram ao encontro da Cruz peregrina e do Ícone de nossa senhora.

Dali prosseguiu em caminhada para a Fazenda da Esperança, que acolhe jovens dependentes químicos. Na fazenda houve momentos fortes de oração e depoimentos de jovens em recuperação e jovens recuperados, em seguida, retornou-se para a cidade de Balsas onde, teve um momento especial com jovens estudantes das várias escolas públicas e particulares da cidade. Pelas 18h seguiu-se para cidade de Riachão, onde houve uma noite celebrativa com várias apresentações culturais e no dia 13, Dom Enemésio, Bispo de Balsas fez a entrega dos símbolos da JMJ: a Cruz Peregrina e o Ícone de Nossa Senhora aos responsáveis da diocese de Carolina-MA.

Da CNBB - Regional Nordeste 5

quarta-feira, 11 de abril de 2012

VOLUNTÁRIO JMJ RIO2013: SIGA FAZENDO O BEM!

Contagiados pelo amor e pelo desejo de servir muitos voluntários da JMJ Rio2013 já estão realizando ações sociais por toda a cidade. A ideia foi que esta semana seja toda dedicada ao serviço ao outro.
A campanha dividida em três grandes atos - CURTA, SIGA e COMPARTILHE! - que levam os voluntários a ‘exercer sua juventude’ foi lançada no dia 25 de março. Até o fechamento desta matéria mais de 18.000 voluntários já haviam se inscrito para a JMJ Rio2013
O ato CURTA aconteceu no dia 31 de março, com durante a Jornada Diocesana da Juventude, na Praça Nossa Senhora da Paz, em Ipanema. Após a bênção dos ramos, os jovens foram em procissão até o Parque Garota de Ipanema, onde foi celebrada a Santa Missa.
O ato SIGA começou dia 1º de abril, e termina na próxima sexta-feira, dia 13. Ainda dá tempo! Para participar, basta ser solidário visitando asilos e orfanatos, ajudando os vicentinos de sua paróquia, participando de outras ações das pastorais de sua igreja. O importante é ajudar o irmão!
O último ato, COMPARTILHE, acontecerá no próximo sábado, dia 14. Assim como através do sangue de Cristo fomos salvos, doe sangue e ajude você também a salvar vidas! Basta procurar o coordenador de sua paróquia para se juntar ao mutirão de doação. Além do Rio, a ação também acontece nas paróquias de São Paulo, Belo Horizonte, Brasília, Curitiba, Fortaleza, Salvador, Aracaju, João Pessoa, Palmas e Belém.
SIGA alguns dos exemplos de ação
Os jovens da Paróquia Santo Antonio Maria Zaccaria e Santa Rita de Cássia, no Largo do Tanque, em Jacarepaguá, visitaram no último dia 8 de abril, Domingo de Páscoa, o Lar Maria de Lourdes, orfanato que acolhe crianças e jovens com necessidades especiais.
 “Unimos nossa paróquia, e principalmente, amigos próximos para juntos celebrarmos a Páscoa de uma forma muito especial, levando alegria e a mensagem de Ressurreição àqueles que necessitam. Foi uma tarde de muitas experiências, tanto para os visitados quanto para os visitantes”, disse o coordenador do voluntariado na paróquia, Daniel Araujo.
Daniel falou também da importância desse encontro: “Em nome de nossa comunidade agradeço a ideia de propor este tipo de gesto. Espero que, a partir de agora muitas das pessoas que se envolveram nesta vista de ontem possam multiplicar este gesto”.
A ação social realizada pelos voluntários da Paróquia São Benedito e Paróquia Divino Salvador (Pilares) aconteceu no asilo Associação Padre Jordan, em Piedade, no dia 7.
O Asilo Casa de Repouso Bem Estar foi o local escolhido pelos voluntários da Paróquia Jesus Salvador do Mundo, em Paciência.

sábado, 7 de abril de 2012

CELEBRAÇÃO DO DOMINGO DE RAMOS – PAPA ENVIA MENSAGEM AOS BRASILEIROS

O Papa Bento XVI presidiu na Praça de São Pedro a celebração litúrgica do Domingo de Ramos e da Paixão do Senhor. Neste dia 1º de abril a Igreja no mundo inteiro celebra a 27ª Jornada Mundial da Juventude em nível diocesano.
O Domingo de Ramos, com que a Igreja inicia a Semana Santa, contém um convite a encarar toda a humanidade, na diversidade das suas culturas e civilizações com o olhar de Deus, de Cristo - um olhar de bênção, de amor – sublinhou o Papa, na homilia.
Bento XVI começou por evocar a subida de Jesus a Jerusalém, com um numeroso grupo de peregrinos. Pelo caminho, a cura do cego de nascença, suscita nas pessoas um sobressalto, entusiasmo, a esperança de que Deus esteja para cumprir a promessa feita a Davi de estabelecer o reino messiânico. Um entusiasmo que se contagia aos próprios discípulos de Jesus, quando este toma lugar sobre um jumentinho para entrar na cidade santa. (...)
E indagou: “Para nós, quem é Jesus de Nazaré? Que ideia temos do Messias, que ideia temos de Deus? Esta é uma questão crucial, que não podemos evitar, até porque, precisamente nesta semana, somos chamados a seguir o nosso Rei que escolhe a cruz como trono; somos chamados a seguir um Messias que não nos garante uma felicidade terrena fácil, mas a felicidade do céu, a bem-aventurança de Deus.”
Ele disse aos jovens: “Queridos jovens, aqui reunidos! Em todos os lugares da terra onde a Igreja está presente, este Dia é especialmente dedicado a vós. Por isso, vos saúdo com muito carinho! Que o Domingo de Ramos possa ser para vós o dia da decisão: a decisão de acolher o Senhor e segui-Lo até ao fim, a decisão de fazer da sua Páscoa de morte e ressurreição osentido da vossa vida de cristãos. Tal é a decisão que leva à verdadeira alegria”.
Evocando o tema deste Dia Mundial da Juventude ou a JMJ em nível diocesano - a exortação paulina “Alegrai-vos sempre no Senhor”, Bento XVI recordou o exemplo de “Santa Clara de Assis, que há oitocentos anos – exatamente no domingo de Ramos –, movida pelo exemplo de São Francisco e dos seus primeiros companheiros, deixou a casa paterna para se consagrar totalmente ao Senhor: com dezoito anos, teve a coragem da fé e do amor para se decidir por Cristo, encontrando n’Ele a alegria e a paz.”
No final da celebração eucarística, era quase meio-dia, antes da recitação do Angelus e da bênção final, Bento XVI dirigiu saudações aos presentes na Praça de São Pedro e a quantos o seguiam através da rádio e da televisão, com destaque para os muitos milhares de jovens, de Roma e não só. Ele fez referência expressa ao Comitê organizador da JMJ de Madri, no ano passado, e o Comitê Organizador Local da JMJ Rio2013, assim como aos delegados dos diversos países que participaram nos últimos dias, nos arredores de Roma, do Encontro Internacional sobre as Jornadas Mundiais da Juventude, promovido pelo Pontifício Conselho para os Leigos.
Saudação em português:

“Quero agora dirigir a minha saudação amiga aos jovens e demais peregrinos de língua portuguesa, que participam nesta celebração do Domingo de Ramos. De modo particular, saúdo o arcebispo Dom Orani Tempesta, o Governador e o Prefeito do Rio de Janeiro e demais autoridades e membros do comitê responsável pela organização da próxima Jornada Mundial da Juventude, no ano que vem.
Nos trabalhos preparatórios da mesma, procurai viver segundo o convite que hoje nos foi feito: 'Alegrai-vos sempre no Senhor'. Deste modo, o espírito alegre e acolhedor, conatural aos brasileiros, será sublimado pela alegria que nasce da união com Cristo, o Único Redentor. Assim, podereis de braços abertos – como a Estátua do Cristo que domina a paisagem carioca - receber os jovens que virão de todos os cantos do mundo para a vossa cidade. A todos desejo uma feliz e santa Páscoa!”