terça-feira, 17 de abril de 2012

Diocese de Balsas (MA) acolheu os símbolos da JMJ

A diocese de Balsas-MA acolheu no dia 11 de abril com um sentimento de muita alegria, os símbolos da Jornada Mundial da Juventude: a Cruz Peregrina e o Ícone de Nossa Senhora. 

A chegada triunfal dos símbolos aconteceu na cidade de Fortaleza dos Nogueiras, e foram acolhidos pelos jovens, com muita alegria, entusiasmo, fogos de artifícios bandeiras e muita emoção.

Em Fortaleza dos Nogueiras deu-se início a peregrinação dos símbolos da JMJ no chão da diocese, partiu-se então para a cidade de Nova Colinas, onde os símbolos estavam sendo esperados com uma bonita festa organizada pela comunidade. Os moradores reafirmaram sua fé com as portas de suas casas enfeitadas com velas acesas, flores, bandeiras do divino, e símbolos religiosos. A emoção era grande e estava estampada no rosto confiante de um povo humilde que crê na cruz, sinal de doação, consolo e esperança.

De lá os símbolos seguiram em carreata para o entroncamento, onde jovens dos pólos de Balsas e Pastos Bons aguardavam com muita alegria e ansiedade o encontro com os símbolos da JMJ. A festa continua e escoltados pela Polícia Rodoviária Federal, seguiu-se acompanhados por uma multidão, e uma bonita carreata com destino a Balsas onde, por volta das 19h, houve uma concentração na entrada da cidade onde deu-se início a marcha da luz que seguiu para o ginásio de esporte do município, fazendo reflexões sobre os símbolos da JMJ e entoando cantos de animação. Lá aconteceu, show cultural com Padre Ribinha, da diocese de Pinheiro, vigília e depoimentos de alguns jovens. Por volta das 02h30 já do dia 12, seguiu-se em caminhada para Catedral do Sagrado Coração de Jesus e pelas três horas Dom Enemésio, celebrou a missa de envio das caravanas de jovens enviando-os para suas Paróquias.

A Cruz peregrina da Jornada mundial e o Ícone de Nossa Senhora visitaram a delegacia de polícia do município, onde se encontram vários jovens presos de justiça e detidos. Lá houve uma bonita e emocionante celebração. A peregrinação continuou rumo a comunidade do Angelim que fica na zona rural, a Cruz peregrina e o Ícone de nossa senhora, desbravando as estradas de chão e pouca acessível, para ir ao encontro daquelas pessoas que não puderam ir até ela, por falta de transporte. Foi emocionante o encontro e os depoimentos daquela gente humilde que deixaram seus trabalhos na roça e foram ao encontro da Cruz peregrina e do Ícone de nossa senhora.

Dali prosseguiu em caminhada para a Fazenda da Esperança, que acolhe jovens dependentes químicos. Na fazenda houve momentos fortes de oração e depoimentos de jovens em recuperação e jovens recuperados, em seguida, retornou-se para a cidade de Balsas onde, teve um momento especial com jovens estudantes das várias escolas públicas e particulares da cidade. Pelas 18h seguiu-se para cidade de Riachão, onde houve uma noite celebrativa com várias apresentações culturais e no dia 13, Dom Enemésio, Bispo de Balsas fez a entrega dos símbolos da JMJ: a Cruz Peregrina e o Ícone de Nossa Senhora aos responsáveis da diocese de Carolina-MA.

Da CNBB - Regional Nordeste 5

Nenhum comentário:

Postar um comentário