quinta-feira, 29 de dezembro de 2011

Eu no Bote Fé Feira

Meu nome é Nayara Melo tenho 24 anos sou estudante de educação Fisica
Participo do Grupo de Jovens Caminhada Matriz
Hum...
Descrever o que foi ter vivido o Bote Fé Feira é uma tarefa bem complicada, pois definir o que sentir, o que vive, como foi revigorante na minha alma, em palavras é quase impossível nem todas as palavras do meu vocabulário serviriam ainda ia faltar alguma coisa.... (o sobrenatural)
Mas vamos lá neh....
Chegada da Cruz... Momento forte emocionante e inesquecível vivi ali a experiência de vê Jesus por meio daquelas pessoas no hospital.... Na igreja dos Capuchinhos sentada sozinha no último banco rezando e contemplando os icones senti Jesus perto de mim....vive uma paz sem tamanho é como se só estivesse naquele lugar eu JESUS e MARIA.
Mais vou ao ápice do meu encontro com os ícones da Jornada Mundial da Juventude, até então não tinha chegado perto do ícone estava meio que me sentindo ingrata e indigna (se é que existe essa palavra) do amor de Jesus. À tarde cheguei para a missa e vi a igreja lotada... Ali já comecei a me emocionar, mais após a belíssima celebração que contou com um bela reflexão do Padre Pedro (Padre esse que tenho certeza recebeu uma graça mais que especial para a realização deste evento e que emocionou muita gente com sua disposição e alegria ) fui a sacristia e o Padre Paulo falou que íamos carregar os ícones, poxa ali meu coração se alegrou de tal forma é como se eu estivesse preste a realizar um sonho... Chegou a tal hora que o meu coração tanto esperou... Alegria total meu Grupo super empolgado neh? Afinal iríamos carregar os ícones que já rodaram o mundo todo... Mas ai me deparei em frente a nossa Senhora, foi uma sensação inexplicável, aquela imagem me disse tudo sem dizer uma palavra, minhas mãos tremiam tanto, meu coração acelerava, fiquei tão aérea que não sabia onde segurar, como segura, não sabia se segurava, se olhava para imagem me hipnotizei.... Ai carregamos até o palco, curtimos os shows (anjos do resgate foi extraordinário me levou ainda mais perto do meu AMADO JESUS)  e foi a hora de trazer a imagem pra dentro da igreja, foi nessa hora que me dei conta do meu ato, a responsabilidade que estava tendo, senti uma força tão grande dentro de mim que não conseguia entender e muito menos controlar, o que conseguia era olhar a cara daquelas pessoas com esperança nos olhos, com um sentimento inexplicável brotando de dentro de sim... E pra finalizar no outro dia durante o show de Flavinho fiz uma nova experiência com Jesus, ele olhou nos meus olhos e me disse filha não te abandonei, é como se eu tivesse reencontrado o amor da minha vida (é como não, reencontrei, na verdade me reencontrei também). Por isso que por mais que eu tente descrever em palavras nunca vou consegui expressar a experiência única que vivi, foi uma restauração na minha alma, além disso, abriu meus olhos, tenho o compromisso de levar Jesus a outros jovens, essa graça não pode ser só minha e de quem viveu mais também de varias pessoas que precisam entender que: “não dá sem Jesus não dá, pra viver não da sem Jesus não da pra viver não dá”
Por fim tenho que louvar e agradecer a Jesus, pela grande experiência de amor vivida nesse bote fé feira, pelas pessoas que conheci, por jovens que se uniram por uma única causa, amar e propagar o amor de Cristo para todos que a nós chegarem...
Rumo a JMJ 2013
Eu Boto Fé e carrego essa Cruz...
Eu botei Fé e já disse sim a Jesus por meio do olhar de Maria!

terça-feira, 27 de dezembro de 2011

O Bote Fé Feira na minha vida

Testemunho de um padre

Meu corpo ainda sente o cansaço dos dias da passagem da Cruz Peregrina e do Ícone de Nossa Senhora, mas meu coração “exulta no Senhor” e vibra, pois nestes dias eu me senti visitado por Deus. Acho que o Senhor me quis envolvido nesta realidade, pois na verdade não cabia tanto a mim coordenar este evento. Atendi a solicitação do bispo. Logo em seguida, recebi um telefonema de Duda, que após ver a recepção dos Símbolos em São Paulo, colocou-se a disposição para a realização do Bote Fé Feira. A partir daqui, começou uma história de amizade que retenho querida pelo Senhor. O professor Duda, que algumas vezes, vi e cumprimentei aqui e ali, passou a ser alguém significativo em minha vida. Quero dizer da minha alegria de estar ao seu lado esses dias e como ele me edificou.  Esses dias, ele recebeu alguns apelidos. Esta é uma das formas de eu exprimir o meu afeto e amizade. Não foi isso que te falei, “Dino”, “Rabugento”?
Tudo que é de Deus tem um pouco de cruz e de dor. Não faltaram lágrimas, nem a mim, nem ao professor Eduardo, bem como dores de cabeça. Contudo, há uma expressão latina que diz: “Pela Cruz à Luz”. Foi isto que vivenciamos. Nosso pranto se tornou em alegria, em festa.
Nossa alegria pôde ser experimentada no contato com a Cruz e o Ícone de Nossa Senhora. Diante da Cruz, eu senti uma comoção forte por saber que tantas mãos a tocaram, e que aquela Cruz era consolo, força, ânimo na vida de tantas pessoas. Quantas expressões de fé bonitas diante do símbolo do amor da fé cristã! Dentro de mim, eu sentia, sobretudo, o desejo de esvaziar-me, de ser pobre de espiritualmente, livre de qualquer vã ambição.
Diante de Nossa Senhora, eu me senti olhado, com ternura, e senti o afago da mãe que sustenta e dá ânimo ao filho, principalmente nos momentos de dificuldades. Como fiquei afeiçoado àquele Ícone. Pensava em Maria como a discípula exemplar, que permaneceu fiel até o fim. Ela permaneceu de pé, diante da Cruz, com seu Filho Jesus.
Além dessas coisas, foi bonito sentir os bons desejos que foram suscitados no coração de tantos jovens e pessoas que se sentiram motivados a fazer algo, procurando vivenciar, com mais compromisso e engajamento, a sua fé como católicos. Foi bonito ouvir de um dos jovens que me acompanhou até Amargosa, quando eu o interpelei sobre o que foi suscitado no coração dele. Ele me disse: “eu senti vontade, padre, de servi mais a minha Igreja”.  Eu posso, pessoalmente, dizer, que nestes dias, fui tocado. Senti mais vontade de ser bom, de amar, de doar-me, de viver o sacerdócio com santidade! Obrigado, Senhor, pela tua visita na minha vida!
Foi forte, também, o momento em que fomos a Amargosa. Éramos eu, Duda e mais três jovens, que espontaneamente se colocaram a disposição querendo ir. Tínhamos pensado somente em ir e entregar os Símbolos e voltar. Mas lá, ficamos entusiasmados! Participamos da carreata, da celebração de acolhida.  Em seguida, vivi uma experiência que marcou a minha vida através do gesto de acolhida do bispo, Dom João Nilton. Ele ficou preocupado conosco e não nos deixou ir embora sem jantar. No restaurante aconteceu uma das minhas ceias de Natal mais lindas e significativas. Estava com professor Duda, que havia deixado seus três filhos e esposa e me fazia companhia, bem como estava com aqueles três dedicadíssimos jovens e mais dois jovens de Amargosa. Ali conversávamos e partilhávamos tudo o que tínhamos experimentado no Bote Fé Feira.
Ao final de tudo só me resta dizer: Obrigado, Senhor. Tu és fiel! Obrigado por Duda e seu dinamismo, às vezes difícil de acompanhar! Obrigado por tanta gente que se uniu a nós, assumindo várias responsabilidades. Um cheiro no coração para todos vocês. Só Te peço, bom Deus, que me ajudes a viver tanta coisa boa que Tu colocaste em meu coração.
Eu estou ainda cansado, mais muito feliz!!!!
Pe. Pedro Moraes Brito Júnior
pepedrojr@hotmail.com

segunda-feira, 26 de dezembro de 2011

Eu no Bote Fé Feira

A partir de hoje, vamos estar postando aqui no nosso blog o testemunho dos jovens que participaram do Bote Fé Feira!!

Já temos três depoimentos!! Participe você também!!

Olá pessoal do Bote Fé Feira!

Meu nome é Joseane Souza, tenho 21 anos e sou da Paróquia Santissima Trindade no Feira X.

Infelizmente por questões de familia, nao pude participar do evento todo, só participei dos shows. Mesmo sendo pouco, para mim foi o suficiente para marcar a minha vida.
Os shows foram lindos e cheios de unção. Anjos de Resgate me emocionou com as canções que sempre deram á minha caminhada um brilho a mais e Flavinho então, foi uma benção de alegria, animo e muita paz: verdadeiramente o AMOR de Deus incendiou aquela praça na sexta-feira,dia 23/12.
De todos os momentos lindos do Bote Fé Feira, relato três para vocês.
1º)Quando cheguei no final da tarde na quinta. Ver a Cruz  e o ícone de Nossa Senhora na minha frente, simbolos que passaram nas mãos de tantos jovens, com historias de vida diferentes, com sonhos diferentes, mas com os olhos fixos num mesmo ideal e num mesmo amor: Jesus Cristo, me emocionou. Sabe o que é você estar diante de um sonho, sonhado há mais de um mês, e você sentir no peito uma alegria de encontro, uma emoção queimando no peito e no olhar?Senti-me assim ao estar aos pes da Cruz e diante do Icone. Orei tocando na Cruz e agradeci imensamente à Deus por tão grande benção e que abençoasse cada jovem ali, e que abençoasse cada jovem que como eu, já tinha posto as mãos nos simbolos e rezado diante deles. Foi a vez do Icone de Nossa Senhora, gente, que olhar maravilhoso, terno e singelo daquela mulher. Ela olhava para mim, com tanto amor. INDESCRITIVEL!
Outro momento lindo e inesquecivel para mim foi o momento de adoração que teve durante o show de Flavinho. Meu Deus, que emoção ver o povo de Deus se ajoelhando e fazendo um corredor para receber o REI DOS REIS. Me senti como aquele povo que recebeu Jesus, quando entrava em Jerusalem recebido como o verdadeiro Rei. Senhor tão simples mas também tão grande, glorioso e majestoso. É o povo, é a juventude que se prostra diante Daquele que É, DAQUELE QUE nos ama, Daquele ao qual BOTAMOS FÉ com todo amor e toda confiança.
E pra encerrar, meu povo, CARREGAR O ÍCONE DE NOSSA SENHORA, Foiii DEMAIS. O peso não se comparava ao prazer, à alegria e o amor que nós temos por Deus e pela nossa mãezinha do céu.
Que Deus nos abençoe amados, e que esse Bote FÉ FEIRA SEJA O COMEÇO, PARA QUE CADA UM DE NÓS, POSSAMOS BOTAR FÉ EM DEUS A CADA DIA E FAZER COM QUE OUTROS, BOTE FÉ TAMBÉM.
PORQUE BOTAR FÉ, É CONFIAR E PARA CONFIAR É PRECISO CONHECER E AMAR, E PARA CONHECER, É PRECISO SE ENCONTRAR.
Vamos Juntos, BOTAR FÉ no que fazemos, no que somos e ANUNCIAR o Nosso Rei à nossa juventude, para que possam SE ENCONTRAR COM JESUS->CONHECER JESUS-> AMAR JESUS-> E BOTAR FÉ TAMBÉM!
Que o Bote Fé se estenda à toda a juventude da nossa Diocese e que Deus possa acontecer na nossa vida todos os dias e cada vez mais.
Que Nossa Senhora possa passar a frente e interceder para que cada vez mais o Santo, o Espirito Santo, nos faça Semeadores do BOTE FÉ.
Amém!




Foi uma emoção indescritível ter carregado o ícone de Nossa Senhora e a Cruz Peregrina durante o Bote Fé Feira.  Fiquei muito feliz de ter tido a chance de recebê-los pela manhã. Estes dois símbolos são tão simples e tão lindos, que deu vontade de acompanhá-los a todos os lugares.  A cruz, que para muitos é sinal de morte e sofrimento, para mim significa renovação, alegria e salvação. No ícone, ao ver o olhar de simplicidade e proteção nos olhos de Nossa Senhora tive a sensação de estar sendo olhada e cuidada por ela. Foi incrível!
Senti uma alegria tão grande quando vi tantos jovens unidos pela fé. Me emocionei bastante em todos os momentos, principalmente durante o show de Anjos de Resgate. Os shows de Flavinho e Rodrigo foram muito bons, mas o melhor da noite de sexta-feira foi a adoração ao Santíssimo, que coisa linda, que paz!
Agradeço a toda equipe que fez o Bote Fé Feira ser esse sucesso! Agradeço imensamente a chance de ter carregados os símbolos, de ter conhecido os cantores Flavinho e Rodrigo e o pessoal da banda Anjos de Resgate. Todos são muito simpáticos e super talentosos!
Por: Anna Beatriz

Participar do Bote fé pra mim foi um momento super hiper mega liiindo , momento único , simplesmente inesquecível .. Cada momento , cada detalhe está guardadinho aqui no meu coração . Muito emocionante , tocar na Cruz e no Icone de Nossa Senhora é como receber forças pra conseguir superar tudo que estamos passando ,olhar para a Cruz não é como lembrar da morte de Cristo mais sim tem a certeza de que JESUS CRISTO morreu por nós , e isso se chama AMOR , mais AMOR verdadeiro! Olhar para o Ícone é sentir com todas as forças  Nossa Senhora olhando para dentro de mim. Muitos motivos dias antes me impediu de participar do Bote fé , mais eu pedir muito a Deus e graças a Ele tudo deu certoo .. valeu muito a pena ter participado! Eu booto fé (y)
Por Nathália Rios

sexta-feira, 23 de dezembro de 2011

Feira de Santana dá show com o Bote Fé

Nossa cidade está em festa!! Eis que o dia tão esperado chegou: BOTE FÉ FEIRA!!! 
Por volta de 9hs a Cruz Peregrina e o Ícone de Nossa Senhora chegaram no Hospital da Criança e foram recebidos com muita festa!!  Nossa juventude em atitude de muito respeito e felicidade carregaram esses símbolos que denotam tanta importância para nós!! Foi possível ver em seus rostos a confirmação da fé e do amor ao Cristo, mostrando a força da nossa juventude cristã!!


Nosso arcebispo D. Itamar esteve presente em cada momento, juntamente com outros sacerdotes da nossa igreja e da Diocese de Alagoinhas! Nosso arcebispo durante a celebração no Hospital Cleriston Andrade, proferiu palavras de solidariedade, convocando a todos para a visita aos doentes e a doação de sangue, mostrando a importância desses atos.  Após a belíssima celebração, todos seguiram em carreata para a Paróquia Santo Antônio, igreja dos Capuchinhos, para a celebração de acolhida que foi organizada pela nossa juventude, onde os símbolos permaneceram até as 14hs, onde seguiram para o bairro do George Américo com uma linda carreata, onde aconteceu a celebração da vida!!
A tarde a Cruz e o Ícone chegaram a Catedral de Santana, para a celebração das 17hs, que foi presidida pelo padre Pedro Jr, com a animação dos jovens da nossa arquidiocese. Os símbolos permaneceram lá para visita durante o restinho da tarde.

A noite começaram os shows!! Tivemos uma belíssima e emocionante apresentação dos nossos artistas da terra, que se uniram para mostrar a importância da vivência do Cristo nas nossas vidas!! Intérpretes das várias bandas da nossa cidade e região cantaram lindamente canções suas e de artistas católicos conhecidos!

Após esse momento no trio a Banda Gênesis faz o show tremer, cantando o axé católico!! Toda a praça da Matriz se empolgou com suas músicas, cantando e louvando ao Senhor!!

A praça da matriz lotou, para o momento mais aguardado por todos a noite, o show da Banda Anjos de Resgate, que através de suas canções fizeram todos os presentes refletirem, sobre suas ações, sobre sua vida com Cristo e mostraram através da sua simplicidade a presença viva de Deus em suas vidas!!



quarta-feira, 21 de dezembro de 2011

Mutirão de Divulgação

Galera do Bote Fé na noite de hoje dia 21, saiu em mutirão pra espalhar cartazes pela Senhor dos Passos! 
Vejam a cara da galera!!



Bote Fé Caseb

Na contagem regressiva para a chegada da Cruz dos Jovens e do Ícone da Virgem Maria na Arquidiocese de Feira de Santana, a qual celebra neste ano de 2012 os seus 50 anos de criação, já é perceptível em toda cidade, principalmente nos jovens, um clima de festa e expectativa. Em preparação para este grandioso evento, no último sábado dia 17/12/2001 a Paróquia Nossa Senhora de Fátima realizou o Bote Fé Feira Caseb, com a participação animada de diversos jovens.






domingo, 18 de dezembro de 2011

ALEGRIA E MUITA MUSICA MARCAM O BOTE FÉ SALVADOR

Se pela manhã os símbolos foram tocando os jovens nos momentos de espiritualidade, passando pelos santuários baianos de Irmã Dulce e Senhor do Bonfim, culminando com a Santa Missa presidida por Dom Murilo Krieguer (Veja matéria), a tarde foi o momento escolhida por Deus para que a alegria dos jovens baianos testemunhassem pelas ruas do centro de Salvador que a alegria verdadeira vem de Jesus.

A alegria tomou conta de jovens e fiéis por toda a avenida, seguindo a Cruz da JMJ



Por volta das 15hs deste domingo (18), dois trios elétricos animados pelas Bandas Dominus e Alto Louvor (Com. Shalom), percorreram o Circuito de Carnaval de Salvador (Campo Grande) até a Praça da Prefeitura Municipal. Mas a alegria que estes jovens vivenciaram neste domingo era bem diferente da euforia do carnaval; uma alegria que não passa com alguns dias de “folia” geralmente experimentados neste circuito.
O que motivava estes jovens?  Para os que  que acompanhavam de fora apenas dois objetos religiosos (uma cruz e um quadro), mas para quem se deixou tocar era a presenças do próprio Jesus e Sua Mãe Maria, que acompanhavam os jovens neste trajeto de emoção, oração, entusiasmo e esperança, através dos símbolos da JMJ
“Veja que alegria destes jovens, sem nenhuma bebida ou confusão” comentou conosco padre Sávio, assessor do setor juventude da CNBB, que estava encima de um dos trios. De fato, a animação foi total e, por onde os jovens passavam, levando a Cruz e o Ícone de Nossa Senhora, as pessoas paravam como que estarrecidas pelo testemunho de fé destes jovens.Era impossível ficar parado durante todo o trajeto da caminhada que durou cerca de duas horas.
Não foi preciso nenhuma droga, bebida ou pegação, para experimentar a verdadeira alegria
Jovens pulando e dançando sem nenhum tipo de droga, sem “pegação” e sem violência. O Axé Católico das bandas mostraram para o Brasil e o mundo que a JMJ Rio 2013 também já começou em Salvador.
Mas não foi só o agito e a musica empolgante dos trios que levantaram os jovens. Durante vários momentos da caminhada, as mãos também se levantavam para o céu ou para a direção dos símbolos da JMJ para pedir paz, esperança e a libertação de tantos jovens que estão tendo suas vidas ceifadas pela violência. Com gritos de “Vida sim, drogas não”, os jovens de Salvador pediam a fim do extermínio de jovens pelo Brasil.
Por volta das 17 horas, os trios chegaram na Praça Castro Alves, e a Cruz junto com o Ícone da mãe de Deus seguiu para Praça da Prefeitura. Mais uma vez o arcebispo de Salvador, Dom Murilo Krieguer, recebeu a Cruz a o Ícone junto com juventude peregrina. Estavam presentes algumas autoridades do estado da Bahia, como o governador Jaques Wagner.

Praça ficou lotada do início ao fim do show de Eliana Ribeiro

Mas os jovens não arredaram o pé da praça, pois uma atração especial era esperada, o show com a cantora Eliana Ribeiro. E quem esperou não se arrependeu e curtiu um show cheio de unção e alegria como um verdadeiro pentecostes. Durante o show, Eliana cantou vários dos seus sucessos e teve um coral enorme de jovens com todas as musicas na “ponta da língua”.
Por fim, a Cruz e o Ícone de Nossa Senhora se despediram dos jovens neste domingo, e nesta segunda, a Cruz vai visitar jovens encarcerados e de realidades sociais bem difíceis, cumprindo o pedido de João Paulo II, de levar a Cruz como “Sinal do amor de Deus pela humanidade”.
Certamente um dia que os jovens e toda a Igreja da salvador jamais esquecerão

SALVADOR RECEBE SÍMBOLOS DA JMJ COM MUITA FESTA

Se a Bahia já era marcada na sua história por uma cruz que aqui chegava ao ano de 1500 dando início ao descobrimento do Brasil, agora outra cruz faz história por estas terras. Esta Cruz não é trazida por religiosos – como foi a primeira cruz que aqui chegou – trata-se de uma Cruz trazida por jovens, a Cruz da JMJ, que peregrina pela Bahia remontando a história de fé deste estado e preparando o caminho para a JMJ Rio 2013.

Cruz saíram logo na alvorada, passando pelas ruas de Salvador e chegando ao Senhor d Bonfim
Na manhã deste domingo (18), a capital baiana fez uma grande festa para receber os símbolos da JMJ no Bote Fé Salvador. Milhares de jovens percorreram as ruas da cidade em carreata, passeata, muito louvor, devoção e oração proclamando que a Bahia é, realmente, a terra do Salvador Jesus Cristo.
A peregrinação da Cruz e do ícone de Nossa Senhora, símbolo do encontro mundial de jovens (JMJ), começou bem cedo ainda na rodovia 324 no bairro de Valéria, periferia de Salvador. De lá, seguiram em carreata até o santuário da freira baiana recém beatificada por Bento XVI, Irmã Dulce. Logo na entrada do Santuário, o arcebispo da arquidiocese primaz do Brasil recebeu com emoção os símbolos. Rezado as laudes no santuário, a Cruz e o Ícone foram pelas ruas de Salvador até outro santuário muito conhecido pelos baianos e brasileiros, o Santuário do Senhor do Bonfim.

Jovens levam a cruz em direção ao Santuário do Senhor do Bonfim
Durante o trajeto, as ruas foram tomadas por fiéis que não queriam ficar longe dos símbolos. A presença de Jesus e Sua Mãe eram reais no meio dos jovens. A Cruz e o ícone de Maria relembravam este jovens que existe uma alegria perene e duradoura, que vai além das euforias geralmente mostradas nos carnavais baianos.
Mas pra quem pensa que a peregrinação da Cruz foi só musica e agitação está enganado. Momentos de oração pedindo a libertação dos jovens foram conduzidos ao longo do percurso. Numa capital onde o índice de violência e assassinato de jovens cresce a cada ano, a Cruz da JMJ se apresentava como sinal da esperança e paz.
Logo na chegada da Cruz e do Ícone ao santuário do Senhor do Bonfim, Dom Murilo presidiu a eucaristia de acolhida da Cruz. Em sua homilia recordou que a cruz já não é mais sinal de vergonha ou condenação, mas de vida e esperança, sobretudo para os jovens baianos.
“Para muitos jovens a vida termina de forma violenta muito cedo. Outros se arrastam pela vida sem esperança por falta de condições básicas para viver ou porque não conheceram Jesus Cristo”, ressaltou o arcebispo que também chamou á responsabilidade os jovens cristãos ali presente: “você que é jovem tem a grata responsabilidade de ser um sinal de esperança para outro jovem”.
Dom Murilo ainda ressaltou o gesto generoso de João Paulo II entregando aos jovens o ícone de Nossa Senhora para que também ela os acompanhasse nesta peregrinação. “O papa João Paulo II quis que este Ícone fosse junto com a Cruz para mostrar que onde está a Cruz de Jesus ali está a Sua Mãe dizendo ‘fazei tudo o que ele vos disser’.

CRUZ DA JMJ PEREGRINA PELO RECÔNCAVO BAIANO

Um dia mais que especial para jovens e fiéis do Recôncavo Baiano, por aqui chegaram neste sábado (17) por volta das 12hs a Cruz e o ícone de Nossa Senhora, símbolos da JMJ depois de percorrerem mais de 10 dioceses baianas, rumo a Salvador para o evento Bote fé.
Dom Gilson preside missa em Itaparica-BA















A Cruz e o Ícone chegaram ao município de Salinas da Margarida e em seguida partiram numa carreata, percorrendo 36 km, até a cidade de Itaparica. Os fiéis se reuniram na praça central da cidade para receber os símbolos e logo depois participaram de uma celebração eucarística presidida por Dom Gilson Duarte, bispo auxiliar de Salvador-BA.
Em sua homilia, o bispo recordou a importância da Cruz da JMJ para os jovens citando João Paulo II. “O beato João Paulo II disse ‘levem-na pelo mundo como sinal do amor de Cristo pela humanidade’, e hoje esta Cruz está aqui, como sinal deste amor de Deus”, disse Dom Gilson.
Dom Gilson ainda recordou os jovens sobre a importância da JMJ Rio 2013 e emocionado contou a sua experiência com as Jornadas. “Eu participei da JMJ de Santiago de Compostela em 1989, é emocionante pensar que a mesma cruz que vi lá em 89 hoje está aqui em Itaparica”, recordou o bispo.
Para os jovens da região, a passagem da Cruz da JMj e do Ícone de Nossa Senhora representam esperança e mudança de vida. “Vendo esta cruz aqi nos sentimos mais motivados a seguir Jesus Cristo que é o Caminho, a verdade e a Vida”, disse Patrícia Kieper.

“É algo grandioso receber a presença do próprio Cristo através desta cruz, espero que os jovens realmente possam tomar posse dessa graça” disse o jovem Jefferson Vieira
Ao término da celebração, a Cruz e o ícone foram levados para Cruz das Almas, mais um município do Recôncavo Baiano, onde reuniu cerca de 2 mil jovens na cidade.

sábado, 17 de dezembro de 2011

Veja como foi a peregrinação dos Símbolos da JMJ em Irecê

Foi com muita alegria e esperança que a Diocese de Irecê (BA) acolheu a Cruz dos Jovens e o Ícone de Nossa Senhora no dia 7 de dezembro. A peregrinação da Cruz e do Ícone querem congregar as Juventudes e prepará-las para a Jornada Mundial da Juventude que acontecerá em 2013 no Rio de Janeiro.
A ligação da cruz e do Ícone de Nossa Senhora à Jornada Mundial da Juventude começou um ano antes da primeira edição desse evento. No dia 31 de março de 1985, Domingo de Ramos, data que a Igreja Católica assinalou como Dia Mundial da Juventude, o Papa João Paulo II fez a entrega da Cruz e do Ícone de Nossa Senhora aos jovens, que desde então, tem sido ocasião de aprofundamento da fé e de reconciliação para milhões de jovens em todo o mundo.
Dia 07 de dezembro data que não ficará gravada somente no livro da Diocese, mas em cada coração que ali estava presente, essas foram as palavras do nosso querido bispo Dom Tommaso.
Tivemos a caminhada no período da manhã saindo do Posto Petrometal até a Catedral, e o que deixou a juventude ainda mas FELIZ foi a presença do nosso bispo Dom Tommaso durante todo o percurso no meio da juventude, e também cada jovem que estava ali teve a oportunidade de tocar na Cruz, pois nossa diocese é composta por 25 paróquias, o percurso foi dividido por paróquia, para que todos tivesse a mesma oportunidade. No período da tarde os simbolos ficaram exposto na catedral para visitação, fotos e veneração. E para encerrar nosso dia festivo tivemos a missa presidida pelo nosso Bispo Dom Tommaso, e concelebrada por vários padres.

quinta-feira, 15 de dezembro de 2011

Lançamento do Bote Fé Feira

A missa da misericórdia celebrada todas as quintas feiras na Paróquia Senhor dos Passos teve um cunho especial hoje dia 15 de dezembro!! 
Para nós da organização do Bote Fé, foi a missa de lançamento do evento!!
Presidida pelo Monsenhor Luiz Rodrigues, contou com a presença dos padres Pedro Jr e Gilmar, além do Diácono João Carlos. A animação ficou por conta do nosso amigo Onofre da Casa da Rainha e Cláudia, e a liturgia pelos jovens da PJ da Arquidiocese.
Todos os fiéis presentes ficaram bastante empolgados com a divulgação do Bote Fé, e temos certeza de que todos serão missionários nesse projeto!!
Os jovens do Bote Fé também se fizeram presentes, colaborando com a venda de camisas e distribuição dos panfletos e cartazes!
Faltam exatos 8 dias e nossos corações já estão em festa, ansiosos pela chegada do dia 22!!








Arquidiocese de Vitória da Conquista celebra chegada da cruz

No dia 10 de dezembro de 2011, a chegada da Santa Cruz e do Ícone de Nossa Senhora na Arquidiocese de Vitória da Conquista (BA) foi marcada por grande emoção e devoção.

O local de recepção da Santa Cruz e do Ícone de Nossa Senhora foi a Serra do Peri Peri, onde se encontra a escultura do Cristo Nordestino, feita por Mário Cravo. A chegada aconteceu por volta das 15h30min, quando a Cruz foi montada e o Ícone posto ao seu lado; de modo devocional, os conquistenses lá presentes se ajoelharam para venerar os símbolos da JMJ. O padre responsável pelo Setor Jovem da Diocese de Jequié (BA) repassou o livro de ata e o documento de transferência ao pe. Geneildo, responsável pelo Setor Jovem de Vitória da Conquista (BA). Parte da Juventude de Vitória da Conquista se fez presente nessa recepção que, de forma ardorosa e amorosa, saudou a Santa Cruz e o Ícone de Nossa Senhora.



Expressões de gratidão e desejo de conversão foram marcas fundamentais na vida de todos que lá estavam diante da Santa Cruz. Após a benção de dom Luís, arcebispo de Vitória da Conquista, que ocorreu por volta de 16h15min, foi feita uma grande carreata com cerca de 50 carros pelas ruas da cidade passando por várias Paróquias, mostrando a toda cidade a veracidade e jovialidade da Igreja atuante em Vitória da Conquista. Às 18h15min, a Cruz chegou ao Ginásio do Colégio Nossa Senhora de Fátima (Sacramentinas), onde os jovens viveram um intenso momento de vigília com muita oração, louvor e partilha da Palavra de Deus conduzida pelos próprios jovens e por alguns sacerdotes da arquidiocese. Durante esse momento, os jovens tiveram contato mais próximo com os símbolos da JMJ até às 23h45min.

No dia 11 de dezembro de 2011, às 8h, o dia começou com a Santa Missa presidida pelo Pe. Estevam. Logo após, houve muito louvor com a presença da Comunidade Canção Nova, levando os jovens a terem um grande momento de graça, descontração e intimidade com Jesus por meio do "louvor santo". Às 10h50min, os jovens foram motivados a uma grande procissão em direção ao Ginásio de Esportes Raul Ferraz. Com muita animação e disposição, os jovens foram demonstrando pelas ruas da cidade que a Igreja é jovem. Cerca de 4 mil pessoas das paróquias das cidades que compõem a Arquidiocese compareceram à caminhada, acompanhadas por um mini-trio elétrico.

Chegando ao Ginásio de Esportes da cidade, mais momentos de louvor e oração. Às 14h10min, iniciamos a Santa Missa presidida por dom Luís que motivou a juventude a seguir o exemplo de Jesus e doar-se por inteiro ao projeto de Deus e ter a docilidade de Maria, mãe e mestra da Igreja.


Por Deyvison Bruno Morais de Abreu - Ministério Comunicação Social RCC

terça-feira, 13 de dezembro de 2011

Divulgada data da visita do Papa Bento XVI ao Rio

Logo da Jornada Mundial da Juventude Rio2013 já foi escolhida
RIO - O Vaticano confirmou que o Papa Bento XVI visitará o Rio entre os dias 23 e 28 de julho de 2013, durante a realização da Jornada Mundial da Juventude (JMJ), que reunirá jovens de todo o mundo. A data foi decidida durante a reunião entre o Pontifício Conselho para os Leigos (PCL), que é o Comitê Organizador Central da Jornada, e a comissão do Comitê Organizador Local (COL) do Rio, que está em Roma desde segunda-feira.
Entre as questões estão sendo tratadas está também a escolha da logomarca da JMJ Rio2013. Um concurso foi realizado para a escolha do símbolo oficial. Os melhores desenhos foram selecionados, e a logo campeã já foi escolhida pelo PCL. Segundo o presidente do COL e arcebispo do Rio, Dom Orani João Tempesta, em breve será anunciada a data para apresentação oficial da logo. Ainda está em andamento o concurso para a escolha da letra do Hino da JMJ Rio2013.
A comissão retorna ao Rio na quarta-feira. Está prevista uma reunião de todos os setores do comitê para que seja apresentado o que foi ratificado e o que foi retificado do documento que contém os projetos de cada setor.
A Cruz dos jovens e o Ícone de Nossa Senhora no Brasil percorrerão todas as dioceses brasileiras e os países do Cone Sul em preparação para a JMJ Rio2013. A organização da Jornada lançou o aplicativo “Siga a Cruz” para tablets, Iphone e Android.
Criada pelo Papa João Paulo II em 1986, a JMJ acontece a cada três anos. A jornada do Rio será antecipada para não coincidir com a Copa do Mundo.