domingo, 18 de dezembro de 2011

ALEGRIA E MUITA MUSICA MARCAM O BOTE FÉ SALVADOR

Se pela manhã os símbolos foram tocando os jovens nos momentos de espiritualidade, passando pelos santuários baianos de Irmã Dulce e Senhor do Bonfim, culminando com a Santa Missa presidida por Dom Murilo Krieguer (Veja matéria), a tarde foi o momento escolhida por Deus para que a alegria dos jovens baianos testemunhassem pelas ruas do centro de Salvador que a alegria verdadeira vem de Jesus.

A alegria tomou conta de jovens e fiéis por toda a avenida, seguindo a Cruz da JMJ



Por volta das 15hs deste domingo (18), dois trios elétricos animados pelas Bandas Dominus e Alto Louvor (Com. Shalom), percorreram o Circuito de Carnaval de Salvador (Campo Grande) até a Praça da Prefeitura Municipal. Mas a alegria que estes jovens vivenciaram neste domingo era bem diferente da euforia do carnaval; uma alegria que não passa com alguns dias de “folia” geralmente experimentados neste circuito.
O que motivava estes jovens?  Para os que  que acompanhavam de fora apenas dois objetos religiosos (uma cruz e um quadro), mas para quem se deixou tocar era a presenças do próprio Jesus e Sua Mãe Maria, que acompanhavam os jovens neste trajeto de emoção, oração, entusiasmo e esperança, através dos símbolos da JMJ
“Veja que alegria destes jovens, sem nenhuma bebida ou confusão” comentou conosco padre Sávio, assessor do setor juventude da CNBB, que estava encima de um dos trios. De fato, a animação foi total e, por onde os jovens passavam, levando a Cruz e o Ícone de Nossa Senhora, as pessoas paravam como que estarrecidas pelo testemunho de fé destes jovens.Era impossível ficar parado durante todo o trajeto da caminhada que durou cerca de duas horas.
Não foi preciso nenhuma droga, bebida ou pegação, para experimentar a verdadeira alegria
Jovens pulando e dançando sem nenhum tipo de droga, sem “pegação” e sem violência. O Axé Católico das bandas mostraram para o Brasil e o mundo que a JMJ Rio 2013 também já começou em Salvador.
Mas não foi só o agito e a musica empolgante dos trios que levantaram os jovens. Durante vários momentos da caminhada, as mãos também se levantavam para o céu ou para a direção dos símbolos da JMJ para pedir paz, esperança e a libertação de tantos jovens que estão tendo suas vidas ceifadas pela violência. Com gritos de “Vida sim, drogas não”, os jovens de Salvador pediam a fim do extermínio de jovens pelo Brasil.
Por volta das 17 horas, os trios chegaram na Praça Castro Alves, e a Cruz junto com o Ícone da mãe de Deus seguiu para Praça da Prefeitura. Mais uma vez o arcebispo de Salvador, Dom Murilo Krieguer, recebeu a Cruz a o Ícone junto com juventude peregrina. Estavam presentes algumas autoridades do estado da Bahia, como o governador Jaques Wagner.

Praça ficou lotada do início ao fim do show de Eliana Ribeiro

Mas os jovens não arredaram o pé da praça, pois uma atração especial era esperada, o show com a cantora Eliana Ribeiro. E quem esperou não se arrependeu e curtiu um show cheio de unção e alegria como um verdadeiro pentecostes. Durante o show, Eliana cantou vários dos seus sucessos e teve um coral enorme de jovens com todas as musicas na “ponta da língua”.
Por fim, a Cruz e o Ícone de Nossa Senhora se despediram dos jovens neste domingo, e nesta segunda, a Cruz vai visitar jovens encarcerados e de realidades sociais bem difíceis, cumprindo o pedido de João Paulo II, de levar a Cruz como “Sinal do amor de Deus pela humanidade”.
Certamente um dia que os jovens e toda a Igreja da salvador jamais esquecerão

Nenhum comentário:

Postar um comentário